Manifesto Compliance para Muitos

O Compliance para Muitos é um movimento que surge para resgatar uma ideia que muitos de nós acabaram deixando de lado na correria do dia a dia: o compliance vai muito além de formalidades — de cumprir um longo checklist do exigências, de estar atento ao mínimo que a legislação exige, ou de fazer algo apenas para se proteger de eventuais processos judiciais.


Se pararmos para pensar, o compliance é, e sempre foi, sobre promover comportamentos mais íntegros dentro das organizações públicas e privadas, sobre mudar comportamentos de forma efetiva. Não deveria ser quase exclusivamente sobre questões formais, mas sim, em grande parte, sobre questões comportamentais.


O Compliance para Muitos, uma iniciativa da CLOO que começou ainda em 2018, já deu seu primeiro passo: publicar o livro “MUITOS — Como as ciências comportamentais podem tornar os programas de compliance anticorrupção mais efetivos?” com a Editora Brasileira, nossa parceira nesse projeto.


Com o livro, ao apresentar quem são os Muitos, queremos divulgar o compliance comportamental para todos — o livro é gratuito para download e esperamos que seja lido e utilizado livremente pelo maior número de pessoas, seja em organizações públicas ou privadas. Nosso objetivo é compartilhar essas ideias e criar uma comunidade de pessoas interessadas e engajadas em combater a corrupção de forma efetiva.


Porém, o livro é apenas o primeiro passo. O compliance comportamental é uma tendência que “veio para ficar”. É o que podemos observar em publicações recentes de relevantes organismos multilaterais e em governos, onde cada vez mais os órgãos de controle estão levando a sério a questão da efetividade. É o que podemos perceber de forma orgânica entre profissionais de compliance, que têm se esforçado cada vez mais para elaborar um programa que seja cada vez menos focado no cumprimento das regras e mais na promoção da integridade.



Voltar